Prepare-se para aventura.
Lapinha da Serra
Travessia Lapinha X Tabuleiro - Pacote de Páscoa 2 dias
Conheça
A Travessia Lapinha x Tabuleiro é uma das clássicas travessias no setor sul da gigantesca Serra do Espinhaço, uma cadeia montanhosa que se estende por mais de 1.200 quilômetros, indo da região central de Minas Gerais ao norte da Bahia. A expedição se inicia no bucólico distrito Lapinha da Serra, localizado no município de Santana do Riacho, a 140km de Belo Horizonte, e termina em Tabuleiro, distrito a 19km da sede de Conceição do Mato Dentro.
Os acampamentos são realizados no quintal dos poucos moradores que ainda resistem e perpetuam um modo de viver particular no alto da serra. A Travessia Lapinha Tabuleiro é, sem dúvida, um excelente cartão de visita para quem deseja se iniciar nas terras que parecem sem fim da colossal Serra do Espinhaço.
Detalhes
Aventure-se em um dos mais lindos cenário de Minas Gerais, realize a travessia Lapinha da Serra a Tabuleiro, caminhada de 2 dias (28km) que nos leva a cachoeira mais alta de Minas Gerais e a terceira cachoeira mais alta do Brasil, Tabuleiro.Do topo de seus 273 metros de queda surge a mais alta cachoeira de Minas Gerais e através de um fantástico paredão descem as águas frias e de tonalidade caramelo que formam um enorme poço para banho. Observamos as mais lindas paisagens que a Serra do Espinhaço nos proporciona. O percurso é iniciado no vilarejo da Lapinha e de lá segue-se para Tabuleiro.
Toda a diversidade do ecossistema local é encontrada durante o percurso com seus campos rupestres, sempre-vivas, o típico cerrado mineiro e rios de água cristalina. Os acampamentos são montados ao redor das casas de simpáticos e acolhedores moradores locais que nos contam um pouco da cultura local e nos presenteiam com a típica culinária mineira.
Localizada no Parque Municipal Ribeirão do Campo, no Parque Estadual da Serra Geral do Intendente, no Distrito de Tabuleiro MG à 19km da sede Conceição do Mato Dentro, a cachoeira é a mais alta de Minas Gerais e a terceira do Brasil. São 273m de queda livre – o equivalente a um prédio de 91 andares -, diante de um paredão multicolorido, de beleza monumental. Daí, a formação de um grande poço de cerca de 20m de profundidade e rodeado por blocos, inclusive, submersos. Na parte alta da cascata, antes da queda, o visitante pode apreciar outros poços e quedas d’água, em meio a jardins naturais com orquídeas e bromélias gigantes.
A vegetação predominantemente na região do Tabuleiro é o campo rupestre, com capões de mata atlântica e espécies de cerrado. O córrego Ribeirão do Campo, que deu nome ao Parque, corre formando várias piscinas naturais de água cor de caramelo até encontrar o Rio Preto, próximo à sede do distrito.
Uma das belezas naturais mais visitadas, a Cachoeira do Tabuleiro, que se encontra no distrito que leva o mesmo nome, também é conhecida como a ‘cachoeira do coração’, devido ao formato do paredão rochoso por onde despencam as águas.
Cachoeira do Tabuleiro é uma das “7 Maravilhas da Estrada Real” E não é à toa que essa maravilha faz jus a todos os títulos até então recebidos. Considerada pelo Guia Quatro Rodas por duas vezes consecutivas como a mais bonita do Brasil, também foi eleita em 2012, com mais de 40 mil votos, uma das “7 Maravilhas da Estrada Real”. O concurso foi realizado pelo Instituto Estrada Real, órgão ligado à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
O Parque é aberto ao público diariamente, das 7h às 16h, porém a entrada somente é autorizada em condições climáticas favoráveis. É cobrada uma taxa de visitação por pessoa e o limite de visitantes dentro do Parque é de 200 turistas por dia. Não são permitidas as atividades de esportes de aventura, como o rapel, a escalada, o base jump, entre outros. O local é sem dúvida alguma o maior atrativo não apenas do município, mas de toda a região, e assim como os demais pontos turísticos requer um cuidado exemplar.
O que não pode faltar (Você precisa levar)
- Protetor solar
- Tênis confortável ou bota
- Cantil ou garrafa com água
- Roupas de frio e de banho
- Mochila
- Chapéu
- Repelente
- Barrinhas e cereais, frutas ou lanches para consumir no caminho
O que está incluso no pacote
- Guia treinado e certificado
- Seguro Eco Trip
- 1 jantar de comida mineira com sobremesa - Opcional
- 1 Café da Manhã - Opcional
- Área de Camping reservada para a primeira noite após a partida - Opcional
- Entrada no Parque de Tabuleiro - Opcional
- Traslado - Opcional
O que NÃO está incluso no pacote
- Traslado de tabuleiro a outras localidades
- Bebidas ou refeições consumidas no caminho
- Outros itens não mencionados no pacote
Roteiro 1º Dia
- Encontro na praça da Lapinha da serra as 07:00 am, alongamento e orientações de segurança
- 08:00 am, início da travessia com caminhada tranquila, fotos pelo caminho, paradas para banhos nos riachos
- Previsão de chegada as 16:00h no ponto de apoio
Roteiro 2º Dia
- Café da manhã bem cedo
- 07:00 am, início da travessia com caminhada tranquila, fotos pelo caminho e chegada a cachoeira de tabuleiro na parte de baixo.
- Chegada no parque as 14:00
- Traslado de carro com chegada prevista na Lapinha da Serra as 17:00.
Os ítens do roteiro dependem de prévia contratação.Verifique o seu pacote escolhido.



